Notícias

Segunda, 22 Junho 2015 12:04

IMAmt identifica pela primeira vez no Brasil praga originária dos EUA

IMAmt identifica pela primeira vez no Brasil praga originária dos EUA Arquivo IMAmt

O Instituto Mato-grossense do Algodão (IMAmt) divulgou, nesta quinta-feira (18/6) um alerta sobre a identificação da planta daninha Amaranthus palmeri em lavouras do estado. A planta é um tipo de caruru com origem em regiões áridas do norte do México e centro sul dos Estados Unidos.

A instituição emitiu uma nota técnica alertando sobre os riscos e orientando sobre detalhes de como a planta pode ser identificada. De acordo com o IMAmt, a ocorrência da praga foi registrada na região Centro-norte de Mato Grosso durante extensão realizada em 2014. É o primeiro relato da presença no Brasil da praga que é considerada a mais danosa aos algodoais norte-americanos.

A identificação ocorreu a partir da coleta de plantas que não foram controladas por herbicidas. As amostras coletadas não apresentaram reação ao glifosato e apresentaram características típicas da Amaranthus palmeri. Depois de permanecerem nos vasos até a fase adulta, uma nova avaliação confirmou serem da espécie.

De acordo com os pesquisadores, além do algodão, a praga pode aparecer em lavouras de soja e milho. A perda de rendimento pode chegar a 77%, 79% e 91%, respectivamente. A planta se caracteriza pela reprodução rápida e possível mesmo sem polinização. Além disso, encontra ambiente propício em locais de clima quente e já demonstrou resistência a herbicidas e inibidores, o que torna seu manejo mais difícil.

Entre as recomendações dos técnicos para controle da praga, estão a eliminação de todas as plantas identificadas; aplicação de herbicidas; monitoramento frequente, arrancando as plantas remanescentes; controle de locais da fazenda, como áreas não cultivadas e e acesso à propriedade; e limpeza de todo o maquinário.

Fonte: Revista Globo Rural

Confira na íntegra a nota técnica do IMAmt: http://goo.gl/WVUyp7

 

Imagem aciagri
A ACIAGRI tem como objetivo agregar as revendas de insumos agrícolas do oeste da Bahia e fortalecer este setor como um negócio forte, unido, numa região onde o agronegócio é a mola mestra do impulso econômico, tecnológico, social desta região.

Horário de atendimento

Segunda à Sexta: 08:00 às 18:00
Sábado e Domingo: Fechado

Rua Glauber Rocha, nº 654 – Jardim Paraíso
Luís Eduardo Magalhães/BA - CEP 47855-678

selo aciagri