Notícias

Quinta, 02 Junho 2016 00:05

Mais de 120 escolas inscritas no Programa de Educação Ambiental

Mais de 120 escolas inscritas no Programa de Educação Ambiental Foto: Divulgação

124 escolas. Este o saldo de escolas inscritas no Programa de Educação Ambiental Campo Limpo (PEA), sob a supervisão das centrais Campo Limpo gerenciadas em conjunto com a Aciagri e o inpEV (Instituto Nacional de  Processamento de Embalagens Vazias)- no oeste baiano e parte do nordeste de Goiás.

A iniciativa de alcance nacional incentiva boas práticas ambientais em escolas públicas e privadas, e conta com a parceria das secretarias municipais de Educação, núcleos de ensino e coordenação pedagógica.

Para 2016 o tema proposto é Resíduos sólidos: responsabilidade compartilhada. O objetivo é contribuir na formação da consciência dos alunos sobre direitos e deveres ambientais, ou seja, um chamado para que cada um dos agentes da sociedade (família, escola, empresas, governo...) cumpra o seu papel na gestão dos resíduos sólidos, buscando soluções que minimizem os impactos causados por esses resíduos à saúde e ao meio ambiente. O tema será trabalhado com base na Política Nacional de Resíduos Sólidos - de forma adaptada à faixa etária -, propondo ao aluno ações individuais e coletivas no ambiente da escola e da família.

Neste ano, foram cadastradas à iniciativa escolas de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras, Formosa do Rio Preto, Baianópolis, Wanderley, São Desidério e Correntina no estado da Bahia, além de Posse, Guarani de Goiás e São Domingos em Goiás.

NOVIDADES
Todo o conteúdo pedagógico do PEA 2016 foi pensado e desenvolvido por uma equipe de especialistas das áreas de educação, comunicação e gestão de resíduos, buscando alinhamento às diretrizes do Ministério da Educação.

Nesta edição do Programa de Educação Ambiental, além do Kit Educativo (caderno do professor, pôster temático e material lúdico), outras ferramentas digitais irão apoiar o educador em sala de aula e convidar os alunos a refletir sobre a temática ambiental, a exemplo de jogos on-line sobre gestão ambiental.

Também a partir desse ano, o material contribuirá na preparação da escola para a Prova Brasil, uma avaliação nacional que analisa o rendimento escolar.

CONCURSO
Os alunos do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental envolvidos no PEA poderão participar dos concursos de desenho (4º ano) e redação (5º ano), com base no conteúdo dos kits educativos. Cada unidade Campo Limpo selecionará os melhores três melhores trabalhos de cada categoria (desenho e redação) desenvolvidos em sala de aula (Etapa Local).

O primeiro colocado de cada modalidade da Etapa Local poderá participar da Etapa Nacional, em São Paulo, que reconhecerá os três melhores trabalhos de desenho e de redação do Brasil, além de suas respectivas escolas e professores.

Imagem aciagri
A ACIAGRI tem como objetivo agregar as revendas de insumos agrícolas do oeste da Bahia e fortalecer este setor como um negócio forte, unido, numa região onde o agronegócio é a mola mestra do impulso econômico, tecnológico, social desta região.

Horário de atendimento

Segunda à Sexta: 08:00 às 18:00
Sábado e Domingo: Fechado

Rua Glauber Rocha, nº 654 – Jardim Paraíso
Luís Eduardo Magalhães/BA - CEP 47855-678

selo aciagri