Notícias

Sábado, 20 Agosto 2016 14:09

DNCL Portas Abertas movimenta escolas e comunidade no oeste baiano

DNCL Portas Abertas movimenta escolas e comunidade no oeste baiano Foto: Divulgação Central Rosário

A quinta-feira, 18 de agosto, foi movimentada nas três centrais Campo Limpo gerenciadas pela Associação do Comércio de Insumos Agrícolas (Aciagri) no oeste baiano. As unidades de Barreiras, Roda Velha e Rosário abriram suas portas para a comunidade, e juntas comemoram o Dia Nacional do Campo (DNCL). Com o tema Conscientizar e Educar Sempre, a 12ª edição foca na importância de ações educativas para o sucesso do trabalho feito pelo inpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias) e o Sistema, em todo o país.

Na região, a ação reuniu mais de 800 pessoas, entre agricultores, estudantes, autoridades e comunidade local.  Uma série de atividades socioeducativas foi promovida nas centrais, com destaque para as oficinas de reutilização de materiais recicláveis, distribuição de mudas de jardinagem, apresentação teatral, pintura, mini -palestras sobre o tema e homenagens aos elos locais que contribuem com a conservação ambiental.

Para a gerente Ana Lucia Santana, da Central de Rosário, o DNCL assume importância estratégica na cultura da responsabilidade socioambiental. “A promoção do DNCL se tornou indispensável na formação das pessoas, pois através desta ação teremos agentes transformadores e multiplicadores de conhecimento e de novas ações de responsabilidade socioambiental, garantindo a vida das gerações futuras”, afirmou.

Além do tradicional Portas Abertas, as unidades ainda promoverão até o final do mês outras ações: o DNCL na Escola, organizado pelos professores das escolas do entono, com intuito de promover a conscientização ambiental junto aos seus alunos; o DNCL Universitário, que promove ações voltadas para estudantes de ensino médio e universitários; o Dia de Campo, evento responsável pela difusão de novas tecnologias e soluções sustentáveis entre agricultores; e a Ação Comunitária, que estimula o envolvimento da comunidade em práticas a favor do meio ambiente.

Dia Nacional do Campo Limpo - foi instituído no calendário brasileiro em 18 de agosto, por meio da Lei Federal 11.657 de 16 de abril de 2008. Cerca de um milhão de pessoas, de todo o país, já participaram das comemorações; em 2015 foram mais de 100 mil participantes. A celebração da data é realizada pelas centrais de recebimento de embalagens vazias, com apoio do inpEV, seus associados fabricantes de defensivos agrícolas, entidades representativas do setor (Abag, Aenda, Andav, Andef, Aprosoja, CNA, OCB e Sindiveg), organizações públicas (governo municipal e estadual) e privadas, além de outros apoiadores locais.

Sistema Campo Limpo - Gerenciado pelo inpEV, o Sistema Campo Limpo tem como base o princípio das responsabilidades compartilhadas entre todos os elos da cadeia produtiva (agricultores, fabricantes e canais de distribuição, com apoio do poder público) para realizar a logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas. O Brasil é referência mundial na destinação ambientalmente correta do material, encaminhando 94% de embalagens plásticas primárias para reciclagem ou incineração.

*Com informações inpEV

Imagem aciagri
A ACIAGRI tem como objetivo agregar as revendas de insumos agrícolas do oeste da Bahia e fortalecer este setor como um negócio forte, unido, numa região onde o agronegócio é a mola mestra do impulso econômico, tecnológico, social desta região.

Horário de atendimento

Segunda à Sexta: 08:00 às 18:00
Sábado e Domingo: Fechado

Rua Glauber Rocha, nº 654 – Jardim Paraíso
Luís Eduardo Magalhães/BA - CEP 47855-678

selo aciagri