Notícias

Segunda, 06 Março 2017 09:40

Novo estudo de ecoeficiência confirma benefícios ambientais do Sistema Campo Limpo

Novo estudo de ecoeficiência confirma benefícios ambientais do Sistema Campo Limpo Crédito: Arquivo Aciagri

Nona edição do estudo realizado pela Fundação Espaço Eco indica que desde 2002 o programa de destinação correta de embalagens vazias de defensivos agrícolas evitou a emissão de 572 mil toneladas de gás carbônico equivalente

 

Entre vários benefícios ambientais, o Sistema Campo Limpo (logística reversa de embalagens vazias de agrotóxicos) evita a emissão de gases de efeito estufa. Um dos motivos é a adoção do frete de retorno – o caminhão que transporta defensivos agrícolas da indústria fabricante para as revendas é usado, na viagem de volta, para levar para o destino correto as embalagens vazias devolvidas nas unidades de recebimento. Com medidas como essa, o Sistema evitou a emissão de 572 mil toneladas de CO2e (gás carbônico equivalente) desde seu início em 2002. O número consta do Estudo de Ecoficiência, realizado pela Fundação Espaço Eco pela nona vez, sob encomenda do inpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias).

O estudo confirmou ainda que a economia de energia possibilitada pela existência do programa brasileiro de logística, desde 2002, é de cerca de 24 bilhões de MJ, equivalente ao abastecimento de mais de 2 milhões de casas durante um ano. A destinação adequada evitou também a geração do equivalente a 10 anos de resíduos gerados por um município de 500 mil habitantes.

Em seus 15 anos de operação, o Sistema permitiu a economia de recursos naturais, evitando a extração de cerca de 2,6 bilhões de barris de petróleo.

“A busca por aperfeiçoar processos e atuar com excelência tem levado o Sistema Campo Limpo a se manter como referência em destinação de resíduos sólidos e acumular ganhos ambientais crescentes pelo bem do planeta e das futuras gerações. Os números do estudo mostram que estamos no caminho certo e nos estimulam a inovar e melhorar sempre”, afirma João Cesar M. Rando, diretor-presidente do inpEV.

Sobre o inpEV
Há 15 anos, o inpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias) atua como núcleo de inteligência do Sistema Campo Limpo nas atividades de destinação de embalagens vazias de defensivos agrícolas e promove ações de conscientização e educação ambiental sobre o tema, conforme previsto em legislação. É uma instituição sem fins lucrativos formada por mais de 100 empresas e nove entidades representativas da indústria do setor, distribuidores e agricultores.

Sobre o Sistema Campo Limpo
O Sistema Campo Limpo tem como base o princípio das responsabilidades compartilhadas entre todos os elos da cadeia produtiva (agricultores, fabricantes e canais de distribuição, com apoio do poder público) para realizar a logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas. O Brasil é referência mundial na destinação ambientalmente correta do material, encaminhando 94% de embalagens plásticas primárias para reciclagem ou incineração.

Fonte: inpEV

Imagem aciagri
A ACIAGRI tem como objetivo agregar as revendas de insumos agrícolas do oeste da Bahia e fortalecer este setor como um negócio forte, unido, numa região onde o agronegócio é a mola mestra do impulso econômico, tecnológico, social desta região.

Horário de atendimento

Segunda à Sexta: 08:00 às 18:00
Sábado e Domingo: Fechado

Rua Glauber Rocha, nº 654 – Jardim Paraíso
Luís Eduardo Magalhães/BA - CEP 47855-678

selo aciagri