Notícias

Terça, 23 Mai 2017 10:05

Andef passa a focar suas atividades em regulamentação e inovação

Nas últimas quatro décadas, a Andef (Associação Nacional de Defesa Vegetal) contribuiu diretamente para o desenvolvimento de produtos que foram fundamentais para o crescimento do agronegócio do Brasil. No entanto, desde o ano passado, implantou uma série de mudanças que passam a ser percebidas a partir deste mês.

Entre as principais novidades, do novo posicionamento da Andef, destaque para o setor de regulamentação – gerido por Andreia Ferraz – e a criação do departamento de inovação e sustentabilidade. Neste último, o objetivo é atuar em prol do estímulo às inovações sustentáveis na defesa vegetal e à aplicação da ciência, auxiliando na criação de uma agenda estratégica de combate às pragas, que possa endereçar soluções antecipadamente à ocorrência de problemas, de forma coordenada com os órgãos governamentais e outros entes da sociedade.

De acordo com Roberto Sant’Anna, gerente de inovação e sustentabilidade da Andef, os desafios são grandes com a criação desta área; “Atualmente,  com um cenário de pragas mais agressivas e limiares cada vez mais estreitos para perdas de produtividade, a sustentabilidade virá, principalmente, através da inovação na oferta de soluções de controle, especialmente as químicas”.

Nos últimos cinco anos, o consumo de defensivos agrícolas cresceu 14%, mas, no mesmo período, a produção de grãos aumentou 40%. Foi, portanto, uma demonstração de que é possível ter maior produtividade com responsabilidade e uso inteligente da tecnologia.

Ultimamente, muito se  tem discutido sobre o crescimento do setor no país para os próximos anos, e de acordo com o executivo, é possível sim, mas com ressalvas. “ A agricultura nas regiões temperadas (hemisfério norte) tem pouco a crescer. O crescimento da agricultura será certamente na região tropical. Entretanto, para que isto seja uma realidade, o Brasil precisa se estabelecer como referência em tecnologias para a agricultura tropical, ao centralizar pólos de inovação”, pontua Sant’Anna.

Ao incentivar e buscar meios para que a inovação sustentável seja uma realidade na agricultura brasileira, além de difundir conhecimento sobre novas tecnologias, a Andef realiza, em junho, o Fórum Inovação para a Sustentabilidade na Defesa Vegetal. O encontro debaterá a inserção de novas técnicas e tecnologias na produção agrícola nacional de forma sustentável.

Fonte: ANDEF

Imagem aciagri
A ACIAGRI tem como objetivo agregar as revendas de insumos agrícolas do oeste da Bahia e fortalecer este setor como um negócio forte, unido, numa região onde o agronegócio é a mola mestra do impulso econômico, tecnológico, social desta região.

Horário de atendimento

Segunda à Sexta: 08:00 às 18:00
Sábado e Domingo: Fechado

Rua Glauber Rocha, nº 654 – Jardim Paraíso
Luís Eduardo Magalhães/BA - CEP 47855-678

selo aciagri