Notícias

Quarta, 06 Setembro 2017 08:29

Curso promovido pela Aciagri simula situações reais de combate a incêndio

Quem já presenciou ou passou por uma situação de risco, seja em casa ou no trabalho, sabe o quanto o pronto atendimento evita o agravamento clínico, independente do caso. Desde um pequeno estancamento de sangue até mesmo em casos mais graves, os primeiros socorros são procedimentos básicos para preservar a condição de vida de um indivíduo até a chegada de um médico profissional ou uma equipe médica.

Com o intuito de orientar profissionais sobre tais procedimentos e de preservar a integralidade dos mesmos em casos de sinistros, a Associação do Comércio de Insumos Agrícolas (Aciagri) promove a cada ano, o curso de Primeiros Socorros e Formação de Brigadistas destinados aos colaboradores das revendas e cooperativas agrícolas associadas, funcionários das unidades Campo Limpo gerenciadas pela Associação e colaboradores internos. O curso faz parte dos programas estratégicos de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) e de Gestão de Segurança, Saúde e Meio Ambiente do Trabalho Rural (PGSSMA-TR) da Associação.

Diferente das edições passadas, neste ano, o curso acontece em dois momentos. A primeira etapa, com as equipes das unidades e postos de recebimento de embalagens vazias de defensivos agrícolas e administrativo da Associação aconteceu na quinta (31) e sexta-feira (1º) na Central de Barreiras. Ao total, 32 colaboradores participaram da atividade ministrada por profissionais locados no Subgrupamento do Corpo de Bombeiros de Luís Eduardo Magalhães.  Um segundo momento, exclusivo para associados, acontece na próxima semana, entre os dias 11 a 13 de setembro, no Sindicato Rural de Luís Eduardo Magalhães.

De acordo com a profissional de Recursos Humanos da entidade, Tayonara Sales Sena, o curso atende a norma brasileira de segurança e trabalho (NBR 14276) que estabelece os requisitos mínimos para a composição, formação, implantação e reciclagem de brigadas de incêndio, preparando-as para atuar na prevenção e no combate ao princípio de incêndio, abandono de área e primeiros-socorros, visando, em caso de sinistro, proteger a vida e o patrimônio, reduzir as consequências sociais do sinistro e os danos ao meio ambiente.

“Com o conhecimento e a qualificação adquiridos eles saberão proceder de uma maneira adequada, retirando as pessoas com segurança do lugar da situação de risco, evitando inclusive o pânico e o alarme próximo ao local”, explicou. “Nosso objetivo é garantir a integridade do quadro de colaboradores, principalmente em situações de perigo provocadas por acidentes”, completou.

Para a auxiliar administrativa, Jarlene Cardoso que, participou pela terceira vez, o curso foi uma oportunidade para enriquecer o conhecimento e a prática, pois coloca o profissional em situação real de risco. “O curso foi de suma importância para todos os participantes, pois trouxe de forma objetiva e com bastante clareza os riscos de acordo com a nossa realidade, fazendo com que cada profissional esteja apto a agir da forma correta e segura em uma ocasional necessidade dentro do espaço de trabalho”, disse. Jarlene integra a equipe de colaboradores da central Campo Limpo de Barreiras.

Imagem aciagri
A ACIAGRI tem como objetivo agregar as revendas de insumos agrícolas do oeste da Bahia e fortalecer este setor como um negócio forte, unido, numa região onde o agronegócio é a mola mestra do impulso econômico, tecnológico, social desta região.

Horário de atendimento

Segunda à Sexta: 08:00 às 18:00
Sábado e Domingo: Fechado

Rua Glauber Rocha, nº 654 – Jardim Paraíso
Luís Eduardo Magalhães/BA - CEP 47855-678

selo aciagri