Notícias

Terça, 21 Novembro 2017 01:07

Central Campo Limpo Roda Velha inicia entrega das premiações do PEA

 Ana Paula de Jesus, primeiro lugar na categoria desenho. Ana Paula de Jesus, primeiro lugar na categoria desenho. Foto: Divulgação Central Roda Velha

Anualmente, escolas públicas e privadas de todo o país são convidadas a participar do Programa de Educação Ambiental (PEA), uma iniciativa do Sistema Campo Limpo que tem como objetivo apoiar a rede de ensino em temas transversais, relacionados a Educação Ambiental, alinhados aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), através de kits educativos para serem aplicados em salas de aula do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental. O trabalho supervisionado pelas unidades de recebimento de embalagens vazias de defensivos agrícolas e o inpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias) conta com a parceria das secretarias municipais de Educação, núcleos de ensino e coordenação pedagógica.

Nesta edição, o tema deu continuidade ao trabalho de 2016: “Resíduos sólidos: responsabilidade compartilhada”, porém com outro viés: o papel das escolas nessa cadeia. A proposta mostrou que o envolvimento de todos (família, escola, empresas, governo...) é essencial para buscar soluções que minimizem os impactos causados pelos resíduos à saúde e ao meio ambiente.

Além do intenso debate em sala de aula com base nos kits, os alunos foram desafiados a participar do concurso de desenho (4º ano) e redação (5º ano). Os três melhores trabalhos em cada categoria, além de suas respectivas escolas e professores são premiados nesta etapa local, sendo que o melhor trabalho de cada categoria é enviado para a etapa nacional.

Em 2016, as centrais Campo Limpo do oeste baiano gerenciadas pela Associação do Comércio de Insumos Agrícolas - Aciagri (Barreiras, Roda Velha e Rosário) cadastraram 124 escolas no Programa.  Neste ano, o número subiu para 131 colégios, envolvendo estudantes de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras, Angical, Baianópolis, São Desidério e Correntina na Bahia e São Domingos e Posse no estado de Goiás.

Etapa Roda Velha
Nesta edição, a Central Campo Limpo de Roda Velha cadastrou 18 escolas da região no Programa, e cinco dos seis vencedores foram anunciados na última quinta-feira (16), durante a Feira de Ciências do Colégio Maria Edith Rhoden, município de São Desidério. A escola garantiu cinco prêmios. O vencedor do primeiro lugar na categoria redação será revelado no próximo dia 02 de dezembro.

Confira abaixo os vencedores:

Categoria Desenho
Primeiro Lugar 
Ana Paula de Jesus - Colégio Maria Edith Rhoden

Segundo Lugar 
Júlia Martins Marques - Colégio Maria Edith Rhoden

Terceiro Lugar
Ana Júlia Obeid Viana - Colégio Maria Edith Rhoden

Categoria Redação
Segundo Lugar
Eduarda Ferreira - Colégio Maria Edith Rhoden

Terceiro Lugar
Gabriel Mrovinski - Colégio Maria Edith Rhoden


Imagem aciagri
A ACIAGRI tem como objetivo agregar as revendas de insumos agrícolas do oeste da Bahia e fortalecer este setor como um negócio forte, unido, numa região onde o agronegócio é a mola mestra do impulso econômico, tecnológico, social desta região.

Horário de atendimento

Segunda à Sexta: 08:00 às 18:00
Sábado e Domingo: Fechado

Rua Glauber Rocha, nº 654 – Jardim Paraíso
Luís Eduardo Magalhães/BA - CEP 47855-678

selo aciagri