Imprimir esta página
Segunda, 01 Outubro 2018 03:17

Profissionais de revendas agrícolas de Rosário receberam treinamento de formação de brigadistas

Profissionais de revendas agrícolas de Rosário receberam treinamento de formação de brigadistas

Na sexta-feira (28), foi a vez de Rosário receber o curso de Primeiros Socorros e Formação de Brigadistas organizado pela Associação do Comércio de Insumos Agrícolas (Aciagri) destinado aos colaboradores das revendas agrícolas associadas daquela região, além de funcionários das unidades Campo Limpo de Roda Velha e de Rosário - gerenciadas pela Associação. Ao total, 20 profissionais passaram pelo curso de reciclagem.

Ministrado por profissionais locados no Subgrupamento do Corpo de Bombeiros de Luís Eduardo Magalhães, o curso faz parte dos programas estratégicos de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) e de Gestão de Segurança, Saúde e Meio Ambiente do Trabalho Rural (PGSSMA-TR) da Associação. Dividido em dois momentos: teoria e prática, o curso enfatizou instruções de primeiros socorros em casos de fraturas, queimaduras, hemorragias, afogamentos entre outros, bem como a prevenção e o combate a incêndios, com simulação de princípio de incêndio

De acordo com a profissional de Recursos Humanos da entidade, Tayonara Sales Sena, o curso atende a norma brasileira de segurança e trabalho (NBR 14276) que estabelece os requisitos mínimos para a composição, formação, implantação e reciclagem de brigadas de incêndio, preparando-as para atuar na prevenção e no combate ao princípio de incêndio, abandono de área e primeiros-socorros, visando, em caso de sinistro, proteger a vida e o patrimônio, reduzir as consequências sociais do sinistro e os danos ao meio ambiente.

“Com o conhecimento e a qualificação adquiridos eles saberão proceder de uma maneira adequada, retirando as pessoas com segurança do lugar da situação de risco, evitando inclusive o pânico e o alarme próximo ao local”, explicou. “Nosso objetivo é garantir a integridade do quadro de colaboradores, principalmente em situações de perigo provocadas por acidentes”, completou. Desde 2017, o curso também passou a ser uma das condicionantes para a obtenção do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB).