Escolas públicas e privadas localizadas no raio de atuação das centrais de recolhimento de embalagens vazias de defensivos agrícolas de Barreiras, Roda Velha e Rosário já podem se inscrever no Programa de Educação Ambiental Campo Limpo (PEA), uma iniciativa do Sistema Campo Limpo, em parceria com as secretarias municipais de Educação, núcleos de ensino e coordenação pedagógica.
O PEA é considerado uma das ações educativas mais importantes e abrangentes do Sistema Campo Limpo. Através de material didático diferenciado, cada escola recebe um kit com materiais pedagógicos voltados aos alunos do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, com abordagem multidisciplinar de temas relacionados ao meio ambiente alinhado às recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN).
A adesão é simples. Basta a escola interessada procurar a secretaria municipal de educação de seu município - responsável pela inscrição e o envio do relatório de escolas inscritas às centrais. Somente as escolas cadastradas pelas centrais de recebimento do Sistema Campo Limpo, poderão receber kits educativos e participar do concurso.
Na edição passada, aproximadamente 3.700 alunos de 60 escolas do oeste da Bahia e parte de Goiás frequentaram as atividades do PEA que reforça em sala de aula, o compromisso do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV) com a conscientização e implantação de boas práticas no campo, principalmente no trabalho de logística reversa.
As escolas envolvidas no PEA ainda são convidadas a promover um concurso de desenho e redação entre seus alunos, com os temas sugeridos pelo sistema Campo Limpo.