Notícias

Terça, 09 Agosto 2016 01:22

Central Barreiras dá início nas atividades do DNCL

Central Barreiras dá início nas atividades do DNCL Crédito: ASCOM LEM

Agosto chegou e o clima é de festa nas centrais de recebimento do Sistema Campo Limpo espalhadas em todo o país. É o mês de celebrar mais uma edição do Dia Nacional do Campo Limpo (DNCL) e os resultados da logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas.

Das centrais gerenciadas pela Associação do Comércio de Insumos Agrícolas (Aciagri) no oeste baiano, Barreiras saiu na frente com a promoção das atividades alusivas a data. Nesta terça-feira, 09, a gerente da unidade, Ana Mércia Brandi e a colaboradora Jarlene Cardoso, estiveram na Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães em reunião com os conselheiros do Meio Ambiente, momento que oficializaram o início das ações do DNCL 2016 na Unidade. Nove entidades representativas participaram do ato solene. Hoje, a central de Barreiras é maior do país em volume de processado, com capacidade operacional anual de 1.500 toneladas.

Segundo Brandi, o Sistema Campo Limpo é um programa de responsabilidades compartilhadas gerenciado pelo inpEV [instituto que representa a indústria fabricante de defensivos agrícolas na destinação das embalagens] com a participação dos demais elos da cadeia: agricultores, distribuidores e poder público, no processo de devolução de embalagens agrícolas vazias. “Hoje, o trabalho de logística reversa desenvolvido pelo Sistema Campo Limpo é referência mundial. Cerca de 94% das embalagens plásticas vazias de defensivos comercializadas no país retornam para a indústria”, disse.

DNCL Portas Abertas
Na próxima semana, no dia 18 de agosto, as três centrais: Barreiras, Roda Velha e Rosário abrem suas portas para receber a comunidade no evento Portas Abertas - principal ação para celebrar os excelentes resultados do Sistema Campo Limpo e propagar outras ações socioeducativas voltadas para agricultores, escolas, distribuidores, autoridades e comunidade.

Além de Portas Abertas, outras cinco atividades marcam a iniciativa: DNCL Universitário voltado para estudantes de ensino médio e universitários; o DNCL Comunidade que estimula o envolvimento da sociedade em iniciativas pela conservação ambiental; DNCL Dia de Campo;  Ação Comunitária e o DNCL na escola, ações organizadas pelos professores das escolas do entono, com intuito de promover a conscientização ambiental junto aos seus alunos.

DNCL
O DNCL foi oficializado no calendário brasileiro em 18 de agosto, por meio da Lei Federal 11.657 de 16 de abril de 2008. Neste dia, todas as centrais de recebimento de embalagens vazias abrem suas portas, simultaneamente, para a visitação do público.

Imagem aciagri
A ACIAGRI tem como objetivo agregar as revendas de insumos agrícolas do oeste da Bahia e fortalecer este setor como um negócio forte, unido, numa região onde o agronegócio é a mola mestra do impulso econômico, tecnológico, social desta região.

Horário de atendimento

Segunda à Sexta: 08:00 às 18:00
Sábado e Domingo: Fechado

Rua Glauber Rocha, nº 654 – Jardim Paraíso
Luís Eduardo Magalhães/BA - CEP 47855-678

selo aciagri