Quinta, 16 Agosto 2018 07:23

Aciagri marca presença no VIII Congresso ANDAV

A Associação do Comércio de Insumos Agrícolas (Aciagri) marcou presença no Congresso ANDAV - Fórum & Exposição, realizado de 13 a 15 de agosto, no Transamerica Expocenter, em São Paulo.  Considerado o maior evento do segmento de distribuição de insumos agropecuários no mundo, o Congresso - uma promoção da Associação dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinário (ANDAV) reforça e enfatiza a nova visão sobre o setor da distribuição de insumos agropecuários, que a cada ano reforça seu protagonismo dentro da cadeia do agronegócio brasileiro.

Paralelo ao Congresso, mais de 70 marcas nacionais e internacionais com soluções em defensivos e fertilizantes, nutrição animal e foliar, sementes, além de tecnologias para agricultura de precisão, automação comercial, entre outras, enriqueceram a programação desta edição, que também contou com segunda edição do EDUCANDAV - um programa de treinamentos da ANDAV, voltado aos profissionais de nível operacional das distribuidoras, além do espaço Innovation ShowCase com palestras gratuitas de casos de sucesso, novas soluções em produtos e serviços apresentados pelas empresas expositoras, patrocinadoras e parceiros do evento. A novidade foi o 1º Encontro Mulheres da Distribuição com palestras direcionadas às mulheres da distribuição, com foco em liderança, sucessão e desenvolvimento profissional.

Para o presidente da Aciagri, Adilson de Campos, o congresso é uma oportunidade ímpar que o segmento conquistou para discutir e projetar o cenário agrodistribuidor nacional. “A cada edição a ANDAV inova e leva ao Congresso novas reflexões que refletem nos negócios do setor com debates que vão desde gestão, mercado até inovação, além do ambiente favorecer e estreitar as relações comercias entre fornecedores e distribuidores” disse Adilson. Também acompanhou a programação o Diretor Secretário da Aciagri, Leandro João Cecchele.

Pesquisa
Ainda durante o VIII Congresso ANDAV foram disponibilizados os números da 3ª Pesquisa Nacional da Distribuição, com os dados coletados em 2017.

A pesquisa, com supervisão da Kleffmann Group, teve participação de 60% dos associados ANDAV, sendo que 84% dos respondentes eram diretores das empresas, o faturamento no ano passado dessas empresas foi de R$ 104 bilhões. Números apontados afirmaram que 59% das revendas no Brasil possuem filiais, 12% das empresas fazem parte de algum grupo econômico e 66% das empresas realizam projetos ambientais e/ou sociais. Além disso, 83% das empresas possuem armazéns próprios, 58% realizam Barter, que representa, em média, 28% do faturamento. E mais:  ao todo, 89% das empresas que realizam Barter possuem armazenamento de grãos. 53% delas pensam em abrir novas filiais, 85% têm plano de investir na empresa e 78% estão abertas a propostas de investimentos externos.

ANDAV
A ANDAV– Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários – tornou-se reconhecida pelo governo, entidades de classe do agronegócio, indústrias e, principalmente, pelos distribuidores de insumos agropecuários do país, como representante legítima do setor, ao longo de mais de 27 anos de trabalho. Com a missão de contribuir para o desenvolvimento, diferenciação e sustentabilidade de seus associados, visando melhoria do negócio da distribuição de insumos agrícolas e veterinários, hoje, a ANDAV conta com mais de 1.550 filiados presentes em mais de 400 municípios, de 25 Estados da federação.