Quarta, 13 Fevereiro 2019 04:42

Aciagri integra e participa de reunião do Conselho Técnico de levantamento de safra da Aiba

Na última segunda-feira (11), o presidente da Associação da Comércio de Insumos Agrícolas (Aciagri), Adilson de Campos, participou em Barreiras, da reunião do Conselho Técnico da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), que teve como objetivo avaliar o impacto das condições climáticas adversas principalmente, no mês de janeiro, nas diversas microrregiões e culturas plantadas na região.

O Conselho Técnico é formado pelos representantes da Aiba, Abapa, Aciagri, Aprosem, Abacafé, Fundação BA, Sindicato Produtores Rurais de Barreiras, Sindicato Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães, Sandias, Cargill, Bunge, Cooproeste, CREA, IBGE, Bahiater, Adab, Conab, BNB, Banco do Brasil, Louis Dreyfus, ADM, Multigrain e Noble.

Confira abaixo, as considerações do presidente da Aciagri, em relação ao 2º Levantamento Técnico.

SOJA
Área plantada: 1.570.000 hectares
- Nesta safra houve um incremento em 10% na venda de fertilizantes;
- Houve grandes variações de precipitações pluviométricas de uma microrregião para outra, até mesmo dentro de cada propriedade;
- As produtividades variarão bastante em função de diferença de ciclo da variedade, diferentes níveis de tecnologia, precipitações pluviométricas e épocas de plantio;
- A comercialização desta safra está atrasada em relação as anteriores. Hoje, apenas foi comercializada entre 35 - 50% da safra;
- A maior parte das lavouras ainda está em fase de formação de grãos e o resultado desta safra dependerá da regularização das chuvas nos meses de fevereiro e março, o que parece favorável;
- A produtividade média da região estimada foi de 54 sc/ha, sendo que haverá variações de colheitas entre 20 e 70 sc/ha, dependendo dos fatores mencionados anteriormente.

ALGODÃO
Área plantada: 332.901 hectares, sendo 320.700 ha no Oeste e 12.200 ha no Sudoeste do Estado.
- Nesta safra houve um incremento de 26% na área plantada de algodão;
- Chuvas até 04/02/2018: 602mm no Oeste da Bahia e 435mm no Sudoeste.
- Até agora, a média de aplicação de inseticidas foi de 4,1 por hectare, principalmente para pulgão e tripes, sendo que 2,3 aplicações direcionadas também para o bicudo.
- Na Bahia, do total plantado foram 277.000ha em regime de sequeiro e 55.000ha irrigados.
- Até o momento não é fácil avaliar perdas. O potencial produtivo das lavouras é bastante alto e a produtividade média pode se repetir em 322 arrobas por hectare.

MILHO
Área plantada: 150.000 hectares
Considerações Gerais
- A maior parte do milho está plantada em áreas de grande fertilidade de solo. Neste sentido, mesmo com a falta de chuvas em janeiro, a maioria das lavouras ainda possui um potencial produtivo alto, sendo que a média da região deverá alcançar 140sc/ha, com uma perda média estimada em 22%.

Fonte: Ascom Aciagri