Segunda, 23 Dezembro 2019 01:20

Aciagri encerra o ano com saldo positivo de ações

A Associação do Comércio de Insumos Agrícolas (Aciagri) encerra o ano com um saldo positivo de ações que envolveram desde a profissionalização do setor de distribuição, discussões de políticas comerciais e de estoque, relacionamento com fornecedores, até o trabalho de logística reversa de embalagens vazias de defensivos.

A entidade que atualmente representa mais de 50 canais de distribuição do Oeste da Bahia, iniciou 2019 reunindo os associados e discutindo um plano de ação concreto voltado ao reposicionamento dos canais de distribuição no mercado diante dos inúmeros gargalos que têm permeado o setor nos últimos anos.  A ação que contou com a parceria com a MPrado Consultoria Empresarial tratou inicialmente da implementação de conceitos e princípios de governança corporativa, plano de sucessão familiar e ferramentas de gestão em planejamento estratégico e orçamentário com os sócios-proprietários de revendas agrícolas.

Ainda dentro de uma agenda estratégica, foram promovidos os treinamentos em gestão de pessoas e de primeiros socorros e formação de brigadistas, este último com o objetivo de instruir colaboradores de revendas e cooperativas associadas sobre os procedimentos corretos e seguros em casos de sinistros. O curso que é uma das condicionantes para a obtenção do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), reuniu mais de 110 profissionais, que na prática contou com simulações de combate a incêndio e resgate.

Junto aos órgãos de regulamentação e de fiscalização, a entidade esteve por diversas vezes reunida com a Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), estreitando o relacionamento com o órgão quanto a fiscalização das unidades de recebimento de embalagens vazias de defensivos agrícolas. No Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA) solicitou o reenquadramento das revendas quanto ao potencial de poluição; atualmente o setor é encaixado com alto potencial poluidor. A ideia é reenquadrar os canais para um potencial de baixo a médio, ação que afetará diretamente no valor da Taxa de Controle e Fiscalização Ambiental (TCFA) junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (IBAMA). Na câmara de agronomia do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (CREA-BA), a Associação reivindicou um aumento no número de receituários emitidos por canal de distribuição; hoje são permitidas 250 receitas por mês. Além disso, esteve reunida com a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) em uma força tarefa para melhorar o sistema de recolhimento de embalagens vazias em toda a região de atuação das entidades.

Educação ambiental

Outra grande atuação da Associação foi com a promoção de ações voltadas para a preservação e conscientização ambiental. Através das unidades de recebimento, uma série de mais de 15 eventos para celebrar o Dia Nacional do Campo Limpo (DNCL) foram organizados em toda a região.

Além disso, neste ano, mais de 125 escolas municipais e particulares de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras, Wanderley, Baianópolis, São Desidério e Correntina no Estado da Bahia e em Posse (GO), participaram do Programa de Educação Ambiental Campo Limpo (PEA). Com base no material didático distribuído, alunos do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental tiveram o desafio de traduzir em imagens e palavras como aplicaram os conhecimentos adquiridos em sala de aula, e os melhores trabalhos em cada categoria: desenho e redação receberam premiações, assim como os professores e as escolas. O objetivo do Programa é que desde cedo, as crianças compreendam os desafios ambientais envolvidos na gestão adequada dos resíduos sólidos e participem de sua solução, agindo como pequenos cientistas.

Entre o quadro de associados, a campanha de devolução de lâmpadas fluorescentes queimadas teve um saldo de 469 lâmpadas descartadas de forma correta. A inciativa atendeu uma das condicionantes da legislação ambiental exigidas à atividade.

Representatividade

Desde novembro passado, a Aciagri integra a Federação Nacional das Associações e Afins (FENACE), junto com outras 45 associações do setor agrodistribuidor de 17 estados brasileiros.

Criada recentemente, a Federação que já representa mais de 73% do mercado agrícola nacional, tem na essência a defesa das associações, principalmente no gerenciamento dos interesses coletivos e de promover o conhecimento acerca do trabalho regionalizado gerido por seus associados na gestão de resíduos sólidos.

Logística reversa

A Associação fechará o ano com um saldo superior a 3 mil toneladas de embalagens vazias de defensivos agrícolas retiradas do meio ambiente e destinadas de forma correta para a reciclagem ou incineração.

Em uma parceria com Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV) - que atua como núcleo de inteligência do Sistema Campo Limpo, a Aciagri gerencia três centrais de recebimento de embalagens vazias: Barreiras, a maior do país em volume processado com capacidade anual de 1,6 mil tonelada, Roda Velha e Rosário, considerada a terceira maior da região nordeste do país, além de outros três postos de recolhimento: Panambi, Coaceral e Campo Grande, atendendo mais de 1,1 mil produtores. Além disso, a entidade organizou cinco recebimentos itinerantes, ação que consiste no recebimento temporário de embalagens vazias em locais próximos às propriedades rurais.

Planejamento

Para 2020, de acordo com o presidente, Adilson de Campos, a Associação dará continuidade aos trabalhos e intensificará outras agendas do setor. “Iniciaremos o ano já ativando a parceria com consultores ambientais independentes e de segurança do trabalho, em uma ação de auditoria interna com os associados quanto ao cumprimento das condicionantes exigidas durante o processo de licenciamento ambiental, Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) e Alvará de Funcionamento”, detalhou Adilson.