Sexta, 14 Fevereiro 2020 01:56

Presidente da Aciagri acompanha implementação de um sistema de segurança em Luís Eduardo Magalhães Crédito: Reprodução

Após o anúncio efetivo da implantação de um sistema de monitoramento integrado de segurança em Luís Eduardo Magalhães, poder público e Conselho Comunitário de Segurança Pública (Conseg/LEM) avançam na execução do projeto, que deverá ser finalizado ainda em 2020.

Segundo o presidente da Associação do Comércio de Insumos Agrícolas (Aciagri), Adilson de Campos, que tem acompanhado de perto todas as negociações desde 2016, quando iniciou-se as discussões de um plano de segurança pública para a cidade até a análise minuciosa do melhor projeto de viabilidade, o próximo passo será a definição das atribuições de cada elo envolvido no projeto: poder público, Conselho de Segurança e comunidade. “Este projeto é uma tríade, onde cada agente terá um papel e fará um esforço gigantesco para o coletivo de Luís Eduardo Magalhães e de todo o Oeste da Bahia”, defendeu Adilson. A oficialização do convênio aconteceu nesta quarta-feira (12/02), na presença de autoridades locais, Coseng/LEM e Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Trânsito. “A ideia é já na próxima segunda-feira (17), iniciar a elaboração de um plano de execução e apresentar à comunidade no dia 11 de março”, enfatizou o presidente da Aciagri.

O projeto que interligará 500 câmeras de segurança de longo e médio alcance a uma central de monitoramento com dados armazenados em nuvem será financiado através de uma PPP (parceria público-privado). A referência estrutural do projeto vem das cidades paulistas de Indaiatuba e Barueri que, após a implantação de um circuito de monitoramento integrado reduziram seus índices de criminalidade.

O projeto também será fiscalizado por um comitê formado por representantes do poder público municipal, a sociedade civil organizada, as forças de segurança (Guarda Municipal, Polícia Militar, Cipe Cerrado e Polícia Civil) e o acompanhamento do Ministério Público e o Juizado da Vara Criminal de Luís Eduardo.

Participação ativa - Desde a revitalização institucional do Conseg, no ano de 2009, a Aciagri tem contribuído de forma efetiva na elaboração de estratégias de enfrentamento de problemas de segurança pública, tranquilidade e de insalubridade no município. Entre as ações já desenvolvidas estão campanhas educativas, a articulação de parcerias entre as lideranças locais, poder público e o fortalecimento das corporações militares e civis.