Quinta, 30 Abril 2015 19:26

ENFISA 2015 terá extensa programação para discutir a fiscalização de agrotóxicos

A décima terceira do ENFISA - Encontro de Fiscalização e Seminário sobre Agrotóxico está agendada para os dias 18 a 22 de maio, no Hotel Pestana, em Salvador/ BA. Realizado anualmente, o evento tem por objetivo alcançar uma maior harmonização dos procedimentos de fiscalização de comércio e uso de agrotóxicos, realizada pelos órgãos estaduais de Defesa Sanitária Vegetal.

O Coordenador da Comissão Organizadora do evento, Raimundo Ribeiro dos Santos (ADAB), comenta que "Serão cinco dias de atividade intensa. As reuniões de fiscalização serão fechadas, ou seja, só participam os representantes dos serviços oficiais de fiscalização. Já o Seminário será aberto ao público em geral e trará assuntos importantes como a situação atual do Brasil quanto ao consumo de agrotóxicos, a necessidade de maior aproximação entre academia e fiscalização, os avanços no sistema de logística reversa de embalagens de agrotóxicos e a situação de algumas pragas que, devido à falta de tecnologias para controle, têm aumentado em importância no Brasil nos últimos anos", explica.

O Coordenador Geral de Agrotóxicos e Afins do MAPA e da comissão organizadora, Júlio Sérgio de Britto, considera o evento de suma importância "Discutir aspectos relacionados ao controle e fiscalização da produção, comercialização e uso de agrotóxicos é sempre oportuno e necessário. Somente assim, conseguiremos harmonizar os procedimentos de fiscalização entre os estados da federação e propor diretrizes para auxiliar o controle do comércio e uso de agrotóxicos no Brasil", afirma. O Brasil conta com serviços estruturados de fiscalização de comércio e uso de agrotóxicos nas 27 Unidades da Federação que, de 2011 a 2013, realizaram mais de 165 mil ações em estabelecimentos comerciais e propriedades rurais.

O ENFISA é uma realização do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e da Agência de Defesa Agropecuária e Bahia. Sete entidades de representação do setor de insumos agrícolas apoiam o evento: SBDA - Sociedade Brasileira de Defesa Agropecuária, Associação Nacional de Defesa Vegetal (ANDEF); Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (INPEV); Associação Nacional de Defensivos Genéricos (AENDA); Associação Nacional de Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários (ANDAV); Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (SINDIVEG); Associação Brasileira das Indústrias de Química Fina (ABIFINA) e União dos Fabricantes Nacionais de Produtos Fitossanitários (UNIFITO)

Dia 18/5/2015 - Regionais
14 às 18h. Encontros Regionais de Fiscalização
• Regional Norte. Coordenador: Carlos César Barbosa de Lima (ADAPEC)
• Regional Nordeste. Coordenador: Raimundo Ribeiro dos Santos (ADAB)
• Região Sul/ Sudeste/ Centro-Oeste. Coordenadora: Ane Veronez (CDA)

Dia 19/5/2015 - Regionais, Temáticas
8 às 12h. Encontros Regionais de Fiscalização
• Regional Norte. Coordenador: Carlos César Barbosa de Lima (ADAPEC)
• Regional Nordeste. Coordenador: Raimundo Ribeiro dos Santos (ADAB)
• Região Sul/ Sudeste/ Centro-Oeste. Coordenadora: Ane Veronez (CDA)

14 às 18h. Discussões temáticas
• Educação Sanitária. Coordenadora: Gal Gusmão (ADAB)
• Logística Reversa de Agrotóxicos Impróprios – o que muda com a Resolução CONAMA 465. Coordenador: Thales Fernandes (IMA)
• Reunião de SFAs. Coordenador: Júlio Sérgio de Britto (CGAA)

Dia 20/5/2015—Temáticas
8 às 12h. Discussões temáticas
• Combate a contrabando e agrotóxicos ilegais. Coordenador: Marcelo Bressan (SFA-PR)
• Fiscalização do tratamento de sementes e de comércio de sementes tratadas com agrotóxicos. Coordenador: André Felipe Carrapatoso Peralta (MAPA/SDA/ DFIA/CSM)

14 às 18h. Reunião de fiscais federais e estaduais
8 às 18h. Reunião de CREAs (a confirmar)
8 às 18h. Workshop: Sistemas de TI para cadastro e fiscalização
de comércio e uso de agrotóxicos. Coordenador:
Alessandro Oliveira (ADAB)

19 às 21h. Sessão solene, homenagens e coquetel de confraternização

Dia 21/5/2015 – Seminário
8 às 10h30. Debate: Assistência Técnica e Extensão Rural – impacto sobre o uso adequado de agrotóxicos no Brasil
Prelecionista: José Guilherme Tollstadius Leal (SEAGRI-DF)
Moderador: Júlio Sérgio de Britto (CGAA)
Debatedores: Secretaria de Estado da Saúde, Ministério Público, Secretaria de Estado de Meio-ambiente

10h30. Intervalo

11h. Palestra. Logística reversa de agrotóxicos impróprios. João Cézar Rando (INPEV)
Moderador: Armando Nascimento (ADAB)

12h. Intervalo
14h. Mesa-redonda. Produção Integrada no Brasil e ações convergentes
Moderadora: Rosilene Souto (MAPA/SDC)

Situação atual da Produção Integrada de Frutas e Hortaliças no Brasil. Gisele Grilli (MAPA/SDC)
Programa de certificação de pulverizadores. Luiz Antônio Palladini (EPAGRI)
Armazenamento de pequenas quantidades de agrotóxicos em propriedades rurais.

15h30. Palestra. Aproximação entre academia e órgãos regulatórios. Francisco Laranjeira (UFRB)
Moderadora: Suely Xavier de Brito Silva (ADAB)

16h20. Intervalo

16h50. Palestra. Indisponibilidade de produtos registrados para controle de pragas de interesse nacional – estudos de caso.
Moderador: Luís Carlos Ribeiro (ANDEF)
Palestrante: Marcus Vinícius Segurado Coelho (MAPA/SDA)

Dia 22/5/2015 – Plenária de Consolidação de Resultados
Coordenadores: Júlio Sérgio de Britto (CGAA) e Raimundo Ribeiro dos Santos (ADAB)