Notícias

Sexta, 26 Fevereiro 2016 13:33

Crise não é motivo para desespero, diz especialista

Crise não é motivo para desespero, diz especialista Foto: Júnior Ferrari

É possível prosperar mesmo em um cenário global e interno desfavorável? Para o especialista em estratégia e gestão de negócios, o engenheiro agrônomo, Marcelo Prado, este é o melhor momento para se destacar no mundo dos negócios, desde que, inovação e mudança no comportamento organizacional caminhem lado a lado.

“Quando o cenário está favorável os bons vão pra frente, os medianos vão para frente e até os ruins vão para frente, porque o “vento” carrega tudo. Agora, quando você tem um cenário com ventos soprando contra, apenas quem está em nível de excelência, prospera. É nesta hora que o empresário precisa ser mais competente, ter mais qualidade na gestão e incluir ferramentas gerenciais favoráveis à tomada de decisão”.

Marcelo é fundador da MPrado Consultoria Empresarial - uma das mais conceituadas empresas de consultoria do país no ramo agro, com um portfólio de clientes que reúne grandes multinacionais (Du Pont, Syngenta, FMC, Dow, Bayer), cooperativas agrícolas (Cotrijal, Agraria, Comigo, Batavo, Castrolanda) e agentes financeiros (CAIXA, Banco do Brasil), entre outros. Ele esteve em Luís Eduardo Magalhães na quarta-feira (24), a convite da Associação do Comércio de Insumos Agrícolas (Aciagri) em um encontro com gestores de revendas e cooperativas agropecuárias, produtores rurais e profissionais do setor para discutir “a boa prática da governança corporativa”, no Hotel Saint Louis.

Segundo ele, quando se tem um contexto econômico e de mercado conturbado, semelhante ao que o país vive no momento, a dica é adotar alguns cuidados no dia a dia da organização para preservar os níveis de competitividade e assim sobressair com a queda nas vendas.

“Crise não é motivo para desespero”, afirmou Prado. Para ele, essa é uma “época” de nichos de mercado interessantes que fazem a diferença no negócio de hoje e garantem o futuro. Outra dica, é aproveitar o uso da tecnologia tanto para otimizar tempo quanto uma opção de conveniência ao cliente. “A tecnologia está para conspirar a favor e contra o negócio; para mudar a forma de conduzir e influenciar o dia a dia dos negócios”, observou.

Outros fatores também estão nesta lista de cuidados que interfere diretamente no rendimento de uma empresa. Segundo Prado, é preciso observar a qualificação dos colaboradores e onde estão inseridos: “Analisar se as pessoas estão nos lugares certos dentro da empresa, mapeando os pontos fortes e fracos de cada um e dar ênfase nos pontos fortes; porque quando se potencializa pontos fortes os resultados aparecem muito rápidos e ao tentar corrigir as deficiências dos colaboradores a resposta vai ser muito lenta”, destacou.

A criação de valores nos serviços prestados e uma boa relação com o cliente, sem perder a magia do relacionamento, também estão no topo da lista de potencialização de resultados.

**Cobertura completa na sexta edição do InformAciagri

MAIS FOTOS

Imagem aciagri
A ACIAGRI tem como objetivo agregar as revendas de insumos agrícolas do oeste da Bahia e fortalecer este setor como um negócio forte, unido, numa região onde o agronegócio é a mola mestra do impulso econômico, tecnológico, social desta região.

Horário de atendimento

Segunda à Sexta: 08:00 às 18:00
Sábado e Domingo: Fechado

Rua Glauber Rocha, nº 654 – Jardim Paraíso
Luís Eduardo Magalhães/BA - CEP 47855-678

selo aciagri