
A Associação do Comércio de Insumos Agrícolas (Aciagri) promove nos dias 20 e 21 de junho, no município de Riachão das Neves, a segunda etapa do recebimento itinerante (RI) de embalagens vazias de defensivos agrícolas deste ano.
A ação realizada todos os anos, consiste na montagem de estruturas temporárias em locais distantes das centrais de recebimento como forma de facilitar a devolução do material por parte dos agricultores e pecuaristas. Em Riachão das Neves, a ação se dará em dois dias: dia 20 de junho, na localidade de Riacho Grande e no dia 21 de junho em Nupeba. Ambas ações acontecem das 8h às 17h, atendendo principalmente, pequenas propriedades rurais atendidas pelos projetos de irrigação de fruticultura implantados e geridos pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).
A inciativa conta com o apoio do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV) - que atua como núcleo de inteligência do Sistema Campo Limpo, da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) e da prefeitura municipal de Riachão das Neves, através da secretaria de meio ambiente. O material recebido será encaminhado para a unidade de Barreiras que fará a destinação correta das embalagens.
Sistema Campo Limpo
O Sistema Campo Limpo é a denominação do programa gerenciado pelo inpEV para realizar a logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas no Brasil. Abrangendo todas as regiões do país, o Sistema tem como base o conceito de responsabilidade compartilhada entre agricultores, indústria, canais de distribuição e poder público, conforme determinações legais, o que tem garantido seu sucesso.
Aciagri
Entidade sem fins lucrativos criada no ano de 2003 pelos distribuidores de defensivos agrícolas do oeste baiano. Atualmente a entidade conta com 53 revendas associadas e gerencia três centrais Sistema Campo Limpo na região: Barreiras, maior do país em volume de recebimento; Roda Velha e Rosário - Considerada a terceira maior do nordeste do país, além de outros três postos de recolhimento: Panambi, Coaceral e Campo Grande.