Todos nós sabemos da complexidade que é gerir pessoas, uma vez que inúmeros fatores influenciam nessa relação. Por isso, cada vez mais a área de gestão de pessoas - que envolve todas as lideranças de uma organização, independente do setor, precisa aprender a se reinventar, para se tornar ainda mais estratégica na organização e, assim, criar diferenciais que valorizem a sua própria existência.
Pensando nesta dinâmica organizacional criada pelo próprio mercado, a Associação do Comércio de Insumos Agrícolas (Aciagri), promove no próximo dia 13 de junho, em Luís Eduardo Magalhães, o treinamento de Gestão Estratégica de Pessoas, com ênfase para profissionais do setor de distribuição de insumos agrícolas.
O treinamento, ministrado pela psicóloga, especialista em administração e desenvolvimento de Recursos Humanos com formação em psicodrama, grafoanálise e análise transacional, Margareth Fernandes Bomfim, faz parte de uma agenda estratégica de treinamentos da Associação, que tem como estratégia permitir aos associados, a capacitação de seus colaboradores no suprimento de suas funções técnicas e gerenciais, conduzindo os profissionais para uma cultura organizacional de alta performance que os estimule a novos aprendizados e proporcione a abertura para novas ideias no alcance dos resultados corporativos.
Margareth trabalhou na área de RH por mais de 20 anos em empresas nacionais e multinacionais e possui experiência em recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, diagnóstico organizacional, mapeamento de perfil, assessment, avaliação de potencial profissional, desenvolvimento de líderes e de equipes. Segunda ela, a ideia é “inspirar os participantes na compreensão do poder da gestão de pessoas, independente do porte da organização e instigá-los para mudanças positivas e significativas transformando de verdade o modelo de gestão de pessoas e consequentemente aumentando os resultados das organizações”, afirma Bomfim. O curso é uma parceria com a MPrado Consultoria Empresarial - a maior consultoria brasileira especializada em agronegócio e distribuição de insumos.
Inscrições: Para consultar o conteúdo programático e se inscrever no curso, o interessado deve acessar o site da www.aciagri.com.br ou o link: http://twixar.me/PBbK até o dia 07 de junho. Os valores variam de R$ 250,00 a R$ 380,00 para associados Aciagri e não associados, respectivamente.
Abaixo você confere um bate-papo com Margareth.
Aciagri: O que é a gestão estratégica de pessoas nas organizações?
Margareth: É a gestão inteligente das pessoas, com a visão de parceria entre a RH e lideranças para atender aos desafios do mercado, alinhada ao planejamento estratégico, resultados e conectada com as tendências e comportamento das pessoas atualmente.
[A]: Quais são os pilares que fundamentam essa gestão?
[M]: Os pilares ou eixos estratégicos são: alinhamento com o negócio (propósito e objetivos estratégicos); objetivos da gestão de pessoas e indicadores; atração e retenção de pessoas; avaliação e gestão do desempenho; desenvolvimento e capacitação das pessoas; alinhamento e desenvolvimento de lideranças; remuneração e reconhecimento; inovação e engajamento de pessoas (clima organizacional.
[A]: A gestão estratégica de pessoas pode ser um fator de diferenciação competitiva dentro das organizações, inclusive para as de pequeno porte e familiar? Por quê?
[M]: Sem dúvida. Se cuidar dos resultados é manter a competitividade, então a gestão de pessoas é fundamental para o resultado de qualquer organização, pelo simples fato de que são as pessoas que produzem os resultados.
[A]: A quem compete a gestão estratégica dentro das organizações?
[M]: A gestão de pessoas cabe aos líderes, aos responsáveis pelas equipes, porém não estamos falando só de hierarquia, mas da liderança mais ampla. A área de Recursos Humanos ou gestão de pessoas, orienta, dá suporte, dá ferramentas, etc.
[A]: Qual é o perfil deste profissional?
[M]: Capacidade analítica, aprendizagem ativa e estratégia de aprendizagem, capacidade de inovação, resolução de problemas, liderança e influência social, habilidade de comunicação e inteligência emocional.
[A]: É comum as empresas confundirem ou transferirem o papel deste gestor estratégico para o profissional de RH?
[M]: Sim, é comum, mas deve ser devido ao estágio de amadurecimento da organização. Quando a organização amadurece, ela assume a responsabilidade como um todo, na equipe de liderança e RH, em parceria e não a transfere para somente uma área. Essa evolução do papel de RH, é também desafio.
A ACIAGRI tem como objetivo agregar as revendas de insumos agrícolas do oeste da Bahia e fortalecer este setor como um negócio forte, unido, numa região onde o agronegócio é a mola mestra do impulso econômico, tecnológico, social desta região.