Na última quarta-feira (18), o Conselho Comunitário de Segurança Pública (Conseg/LEM) e a prefeitura de Luís Eduardo Magalhães firmaram o convênio para a implantação de um circuito de monitoramento integrado na cidade.
O pleito, que teve o envolvimento direto da Associação do Comércio de Insumos Agrícolas (Aciagri) desde o 2016, quando o Conselho iniciou a discussão de um plano de segurança pública para Luís Eduardo Magalhães, contará com 500 câmeras de segurança de longo e médio alcance.
O Conseg ficará responsável pela operação da aquisição das câmeras através de parcerias com o comércio e a comunidade e a prefeitura com a instalação da fibra óptica. A ideia é implantar um circuito de monitoramento integrado, similar ao que já acontece nas cidades de Indaiatuba e Barueri, em São Paulo, que tem a base no monitoramento veicular através da Guarda Civil Municipal e monitoramento eletrônico.
Segundo o presidente da Aciagri, Adilson de Campos, o projeto deverá ser executado durante o ano de 2020. “Nossa ideia é iniciar janeiro já com uma ação de mobilização para a compra dos equipamentos e na sequência avançar com a instalação”, explicou Adilson.
A execução do projeto será fiscalizada por um comitê formado por representantes do poder público municipal, a sociedade civil organizada, as forças de segurança (Guarda Municipal, Polícia Militar, Cipe Cerrado e Polícia Civil) e o acompanhamento do Ministério Público e o Juizado da Vara Criminal de Luís Eduardo.
Participação ativa - Desde a revitalização institucional do Conseg, no ano de 2009, a Aciagri tem contribuído de forma bastante efetiva e participativa em ações e definições de estratégias de enfrentamento dos problemas de segurança pública, tranquilidade e insalubridade da comunidade, sobretudo na discussão e análise e no planejamento e acompanhamento de soluções. Entre as ações estão o desenvolvimento de campanhas educativas, a articulação de parcerias entre as lideranças locais, poder público e o fortalecimento das corporações militares e civis de Luís Eduardo Magalhães.