A partir do dia 18 de maio, a Associação do Comércio de Insumos Agrícolas (Aciagri) retomará o trabalho de auditoria interna junto aos canais de distribuição e cooperativas associados.
O trabalho realizado desde 2018, visa orientar gerentes e gestores sobre as obrigatoriedades legais da atividade junto aos órgãos reguladores e de governo, a fim de evitar autuações durante as fiscalizações.
Segundo o presidente da Associação, Adilson de Campos, ao total, serão mais de dez itens supervisionados que vão desde alvarás de funcionamento, condicionantes ambientais até programas de formação. “Essa auditoria, que agora denominamos de Check List da Distribuição, e como o próprio nome sugere, é uma medida de caráter informativo que a Associação encontrou para sanar e auxiliar os associados em relações aos processos burocráticos junto aos órgãos, além de estreitar o contato direto com os canais”, explicou Adilson.
De acordo com a encarregada pela auditoria, a gerente financeira da entidade, Tatiana Silva, os agendamentos das visitas acontecerão ao longo desta semana, respeitando a disponibilidade de cada estabelecimento. “O protocolo de visita seguirá os padrões de salubridade de controle da COVID-19 exigidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e ao cumprimento dos decretos governamentais vigentes”, detalhou. Após a análise documental que, obrigatoriamente deverá ser acompanhada por um responsável da empresa ou cooperativa, o associado receberá um relatório processual de todos os itens analisados na visita.
Atualmente, a Aciagri representa mais de 50 canais de distribuição e cooperativas agrícolas e gerencia três centrais Sistema Campo Limpo na região: Barreiras - maior do país em volume de recebimento; Roda Velha e Rosário - considerada a terceira maior do nordeste do país, além de outros três postos de recolhimento: Panambi, Coaceral e Campo Grande, contabilizando anualmente, mais de 3 mil toneladas de embalagens vazias retiradas do meio ambiente.