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Sexta, 27 Julho 2018 03:26

Consultor em planejamento estratégico evidencia vitalidade do processo nas organizações

Consultor em planejamento estratégico evidencia vitalidade do processo nas organizações Crédito: Tayonara Sena

“O processo de planejar é inerente ao ser humano, é um ato natural seja instintivamente ou racionalmente”. Em síntese o que o mestre em engenharia de produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Francisco Damasceno de Pádua Júnior disse é que planejamento estratégico é tão lógico e vital às organizações quanto a própria consciente humana de evoluir e prosperar-se.

Pádua Júnior é consultor associado da MPrado Consultoria Empresarial e instrutor do segundo treinamento organizado pela Associação do Comércio de Insumos Agrícolas (Aciagri) dentro de uma proposta estratégica da Associação na promoção de capacitações aos canais de distribuição e cooperativas agrícolas associadas. O Programa Capacitar atende seis demandas de gestão do setor de distribuição, entre as quais de planejamento estratégico, promovida na sexta-feira, 20/07, no Sindicato Rural de Luís Eduardo Magalhães e que contou com a presença de 21 gestores e gerentes do setor no oeste baiano.

Com mais de 25 anos de experiência profissional, Pádua úunior é consultor máster, professor acadêmico e capacitador qualificado em Gestão de Processos, Planejamento e Gestão Estratégica, Balanced Scorecard, Inovação em Modelos de Negócios (Canvas), PGI – Programa de Gestão da Inovação, Estratégia do Oceano Azul, Empreendedorismo, PGQ – Programa de Gestão da Qualidade, Gestão Integrada, Gestão de Projetos, Gestão Pública, Responsabilidade Empresarial, Melhoria Contínua, Auditorias, PNQ – Programa Nacional da Qualidade, Padrão Normativo ISO 9001:2008, PNGP - Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização. Formação em PNL (Programação Neuro Linguística).

Em entrevista, Francisco defendeu a importância do processo para impulsionar as atividades de uma organização e enumerou alguns avanços tecnológicos aliados ao processo. Categórico, disse que “o planejamento estratégico é um processo por si só evolutivo e inovador e nunca ao contrário”, e emendou “a execução do planejado é o maior gargalo deste processo, se não houver o envolvimento de todos da organização não teremos o comprometimento a ele”,disse. Confira abaixo a entrevista na íntegra.


1.Planejamento estratégico é coisa de empresa de grande porte? Ou há uma “compatibilidade” de técnicas para pequenas empresas ou até mesmo para profissionais?
R: O planejamento Estratégico é um processo viável e pertinente a qualquer organização seja ela uma simples MEI a uma grande Organização, a sua essência é igual a todos. Agora considerando a questão da “compatibilidade” podemos destacar três pontos: o primeiro é a própria evolução do processo planejar estrategicamente, considerando novas técnicas, dinâmicas e ferramentas, o segundo é qual a essência da organização, seu modelo de negócio, seu jeito de ser, sua estrutura enfim seu “DNA” e terceiro ponto sua ambiência de atuação e como ela se relaciona a ele sendo influenciada ou influenciando neste.  

2.Na prática, para que serve um Planejamento Estratégico?
R: Na própria perenidade da organização e por conseguinte a evolução do negócio e automaticamente gerando a evolução da ambiência de atuação. Devemos lembrar que o processo de planejar é inerente ao ser humano, é um ato natural seja instintivamente ou racionalmente. 

3.A quem compete a execução de um bom planejamento estratégico?
R: A todos os envolvidos seja direta ou indiretamente, das lideranças ao corpo de colaboradores (todos os níveis). A execução do planejado é o maior gargalo deste processo, se não houver o envolvimento de todos da organização não teremos o comprometimento a ele.

4.De que maneira o planejamento estratégico pode impulsionar as atividades de uma organização ou de um profissional?
R: O Planejamento Estratégico é um processo por si só evolutivo e inovador e nunca ao contrário. É o momento de prospecção e quebra de paradigmas, estabelecer novas regras, discutir e projetar cenários, é nele que diferenças tem que ser amplamente discutidas até chegar-se a um consenso. Estas interatividades inerentes a este processo levam tanto a organização quanto os profissionais envolvidos a uma nova consciência.

5.No caso do setor de distribuição de insumos agrícolas, em que o setor passa por um período de grandes reestruturações, é possível prever ameaças e identificar oportunidades no mercado a partir do planejamento estratégico? De que forma?
R: Hoje a principal arma que as distribuições têm para enfrentar todas as mudanças e desafios a que passa o setor é o Planejamento Estratégico, pois é preciso imaginar / desenhar cenários estabelecer protótipos de como será o negócio futuro, que inclusive passa por não ter mais “distribuição” ou pelo menos como hoje a conhecemos. São vários os influenciadores para as oportunidades que se apresentam (veja alguns influenciadores na próxima resposta), provavelmente o futuro delas será algo como uma empresa “geradora de negócios” com soluções customizadas para cada tipo de cliente

6.Os avanços tecnológicos podem ser um aliado ao planejamento estratégico? Como?
R: Não só podem como não se planeja e efetiva-se nada a frente sem eles. O como é uma questão de ATITUDE, nada é impossível simplesmente faça o que tem quer ser feito. Listo aqui alguns influenciadores para os avanços tecnológicos, tais como: Biotecnologia, Inteligência Artificial, Agricultura digital e diferenciada e com participação crescente da orgânica, Logística just in time sustentada por CD´s corporativos com alta tecnologia de distribuição. Vale lembrar que o Brasil é praticamente uma das últimas fronteiras agrícolas viáveis a nível mundial e que o agronegócio brasileiro, já mantém primazia mundial nos setores de grãos (soja e milho), carne (bovina, suína e avícola) e desponta no setor de algodão (quinto em produção, quarto em exportação). Devemos também destacar que grande parte do sucesso tecnológico do Brasil deve-se ao nosso centro de pesquisa EMBRAPA, com reconhecimento mundial inquestionável; 

7.Porque algumas empresas ou pessoas falham em seus planejamentos?
R: São vários os fatores, vou destacar seis deles:
•    Ausência alta liderança quando de sua execução, planeja, mas não desdobra para a operação;
•    Compromisso (reflexo da primeira): a falta de compromisso pelo corpo de colaboradores ao não participarem do processo de planejamento;
•    Clima Organizacional: empresa em que os colaboradores estão insatisfeitos por “n” razões, se não for tratado casa com o segundo fator;
•    Mudanças: Elas acontecem queira a empresa ou não, assim ao não tratalas, aderirem ou, o mais relevante, promove-las não teremos um planejamento consistente;
•    Ambiente e suas Influências: o ambiente de atuação influência completamente na essência da organização, identifica-las é um dos ´principais desafios do planejamento;
•    Políticas: este é o mais cruel, pois na organização, onde uma Política Comercial (sempre mais) não alinha com a Política Financeira (sempre menos) não se chega a lugar nenhum. E hoje, considerando a situação econômica do país, predomina o que chamamos de economia de escala, que é fazer mais com menos.


Programa Capacitar - O programa, uma parceria com a MPrado Consultoria Empresarial, - a maior consultoria brasileira especializada em agronegócio e distribuição de insumos, tem como estratégia permitir os canais de distribuição e cooperativas agrícolas associadas, a capacitação de seus colaboradores, no suprimento de suas funções técnicas e gerenciais, conduzindo os profissionais para uma cultura organizacional de alta performance que os estimule a novos aprendizados e proporcione a abertura para novas ideias no alcance dos resultados corporativos, seja em produtividade quanto na rentabilidade dos negócios.

Imagem aciagri
A ACIAGRI tem como objetivo agregar as revendas de insumos agrícolas do oeste da Bahia e fortalecer este setor como um negócio forte, unido, numa região onde o agronegócio é a mola mestra do impulso econômico, tecnológico, social desta região.

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