Notícias

Sexta, 31 Agosto 2018 08:02

Novidade nos rótulos dos Defensivos Agrícolas

Com o objetivo de incentivar as boas práticas agrícolas, os rótulos dos defensivos agrícolas passam a apresentar agora o modo de ação de cada um dos ingredientes ativos contidos em sua formulação. Trata-se de iniciativa desenvolvida pelos Comitê de Ação a Resistência (FRAC, HRAC e IRAC) em parceria com a Associação Nacional de Defesa Vegetal (ANDEF) e do Sindiveg (Sindicato Nacional das Indústrias de Produtos para a Defesa Vegetal), em ação coordenada com o  Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Os herbicidas, fungicidas e inseticidas são classificados em grupos de acordo com a forma como agem no controle da praga. É fundamental evitar que defensivos agrícolas com o mesmo modo de ação sejam utilizados ao mesmo tempo para a mesma praga-alvo e não repetir aplicações de produtos de mesmo grupo na mesma cultura, pois isto prejudica a eficácia do agroquímico ao longo do tempo.

Na prática, o agricultor que usar, por exemplo, um produto código A1 em uma aplicação, deve evitar o uso deste mesmo modo na próxima aplicação usando um produto B, C ou D que tenha eficácia e registro para a cultura e alvo biológico. Assim, evita-se o crescimento das populações resistentes e preserva-se a eficácia dos ingredientes ativos utilizados.

Para facilitar o acesso a informação, as comunicações e a adoção de manejos mais sustentáveis, foi criado o site www.modosdeacao.com.br  que reúne as informações de forma compilada e facilmente acessível. Informações detalhadas sobre como manejar a resistência das pragas podem ser obtidas nos sites de cada Comitê de ação a Resistência  (www.frac-br.com; www.hrac-br.com  e www.irac-br.com ).

A manutenção da eficácia dos ingredientes ativos existentes através das boas práticas agrícolas é de fundamental importância para o desenvolvimento da agricultura brasileira, principal motor  da economia nacional nos últimos anos.

Fonte: ANDEF

Imagem aciagri
A ACIAGRI tem como objetivo agregar as revendas de insumos agrícolas do oeste da Bahia e fortalecer este setor como um negócio forte, unido, numa região onde o agronegócio é a mola mestra do impulso econômico, tecnológico, social desta região.

Horário de atendimento

Segunda à Sexta: 08:00 às 18:00
Sábado e Domingo: Fechado

Rua Glauber Rocha, nº 654 – Jardim Paraíso
Luís Eduardo Magalhães/BA - CEP 47855-678

selo aciagri