Notícias

Segunda, 23 Agosto 2021 08:33

DNCL | Unidades do Oeste da Bahia doam quase 3 toneladas de alimentos

DNCL | Unidades do Oeste da Bahia doam quase 3 toneladas de alimentos Crédito: Divulgação CCL Rosário

Pelo segundo ano consecutivo, a comemoração do Dia Nacional do Campo Limpo, em 18 de agosto, foi virtual e conectou milhares de pessoas remotamente. Com o tema “Responsabilidade para agir e conservar”, a 17ª edição do evento promoveu ainda ações de solidariedade por todo o país. No Oeste da Bahia, as três unidades de recebimento de embalagens vazias de defensivos agrícolas, Barreiras, Roda Velha e Rosário, gerenciadas pela Associação do Comércio de Insumos Agrícolas (Aciagri) arrecadaram 225 cestas básicas, o equivalente a quase 3 toneladas de alimentos, para ajudar quem precisa neste momento.

As doações atenderam quatro entidades da região: no Distrito de Rosário, município de Correntina, no extremo Oeste do Estado, os donativos foram entregues à Pastoral da Criança e à Igreja Assembleia de Deus, ambas promotoras de ações sociais para minimizar os impactos da pandemia no município. Em Roda Velha, distrito de São Desidério, os alimentos foram entregues à Paróquia Santo Antônio, que fará a distribuição às famílias carentes. A unidade de Barreiras atendeu ao chamado da Associação Missionária Evangélica Vida, responsável para acolhimento e reabilitação de moradores de rua em Luís Eduardo Magalhães.

Para o presidente da Aciagri, Adilson de Campos, ação é mais uma resposta positiva das unidades com o desenvolvimento das comunidades e seu entorno. “Neste momento, em que muitas famílias sofrem com os impactos econômicos causados pela pandemia, as unidades, além de todo o trabalho de conscientização ambiental na destinação correta de embalagens, assumem o papel de resgatar a dignidade dessas pessoas”, disse Campos.

 

Sobre o Dia Nacional do Campo Limpo

O Dia Nacional do Campo Limpo foi instituído no calendário brasileiro em 18 de agosto, por meio da Lei Federal 11.657 de 16 de abril de 2008. Desde então, cerca de um milhão de pessoas, de todo o país, já participaram das comemorações. A celebração da data é realizada pelas unidades de recebimento de embalagens vazias, com apoio do inpEV, seus associados fabricantes de defensivos agrícolas, entidades representativas do setor, organizações públicas (governo municipal e estadual) e privadas, além de outros apoiadores locais.

 

Sobre a Aciagri 

Atualmente, a Aciagri representa mais de 50 canais de distribuição e cooperativas agrícolas e gerencia três centrais Sistema Campo Limpo na região: Barreiras - maior do país em volume de recebimento; Roda Velha e Rosário - considerada a terceira maior do nordeste do país, além de outros três postos de recolhimento: Panambi, Coaceral e Campo Grande, contabilizando anualmente, mais de 3 mil toneladas de embalagens vazias retiradas do meio ambiente.

 

Sobre o Sistema Campo Limpo

O Sistema Campo Limpo tem como base o princípio das responsabilidades compartilhadas entre todos os elos da cadeia produtiva (agricultores, fabricantes e canais de distribuição, com apoio do poder público) para realizar a logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas. O Brasil é referência mundial na destinação ambientalmente correta do material, encaminhando 94% de embalagens plásticas primárias para reciclagem ou incineração.

 

Fonte: Com informações inpEV

 

Imagem aciagri
A ACIAGRI tem como objetivo agregar as revendas de insumos agrícolas do oeste da Bahia e fortalecer este setor como um negócio forte, unido, numa região onde o agronegócio é a mola mestra do impulso econômico, tecnológico, social desta região.

Horário de atendimento

Segunda à Sexta: 08:00 às 18:00
Sábado e Domingo: Fechado

Rua Glauber Rocha, nº 654 – Jardim Paraíso
Luís Eduardo Magalhães/BA - CEP 47855-678

selo aciagri