Sexta, 12 Novembro 2021 16:47

Diretoria da Fenace cumpre agenda em Salvador; compromisso fechou com saldo positivo, avalia presidente da Aciagri Divulgação ADAB

Uma comitiva de diretores da Federação Nacional das Associações de Centrais e Afins (Fenace), entidade que representa mais de 45 associações do setor de agrodistribuidor presentes em 19 estados brasileiros, esteve nesta quarta-feira (10), em Salvador.

O objetivo, segundo o presidente da Associação do Comércio de Insumos Agrícolas (Aciagri) e conselheiro consultivo da Federação, Adilson de Campos, foi expor o trabalho da entidade, constituída em novembro de 2019, e alinhar ações em solo baiano. “Foram agendas bastante positivas e estratégicas para a Federação, que já representa mais de 73% do mercado agrícola nacional, e tem na essência a defesa das associações, principalmente no gerenciamento dos interesses coletivos e de promover o conhecimento acerca do trabalho gerido por seus associados na gestão de resíduos sólidos”, disse Adilson.

O roteiro começou com uma visita ao diretor da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), Oziel de Oliveira, que de imediato propôs ao grupo a ideia de um projeto piloto que une recebimento itinerante de embalagens vazias de defensivos agrícolas e o reflorestamento das nascentes. O projeto, que deverá ter a Fenace na linha de frente, consiste na entrega de mudas nativas aos produtores rurais que, de forma correta, cumprirem com o seu papel na devolução das embalagens vazias, seja nas unidades ou em ações itinerantes. “O que estamos devolvendo para a natureza? Temos que pensar de que forma podemos retribuir e contribuir, cuidando da saúde pública, da produção de alimentos e, ao mesmo tempo, do meio ambiente”, refletiu o diretor geral da Adab, acompanhado pelo Deputado Wallison Torres. Durante o encontro, os participantes discutiram ainda o combate ao desvio das embalagens vazias, a reativação de postos estratégicos para o recolhimento dos vasilhames e ações de publicidade para informar aos produtores e sociedade sobre os impactos econômicos, sociais e ambientais dessas atividades para ao campo e para a cidade.

Na Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri) e no Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA), a comitiva de tratou de pautas estratégicas de interesse coletivo, visando melhorias no sistema de logística reversa. Por passagem na Assembleia Legislativa, o grupo foi recebido pela deputada Jusmari Oliveira, parlamentar que acompanha as ações da Aciagri desde sua fundação, no ano de 2003, e que prontamente, manifestou apoio à Federação.

Além da Aciagri, outras cinco associações do Nordeste estiverem representadas: Associação do Comércio Agropecuário do Vale do São Francisco (Acavasf), de Petrolina/PE, Associação dos Revendedores de Defensivos Agrícolas da Região de Feira de Santana (Ardafs), Associação do Comércio Agropecuário da Região de Irecê (Acari), Associação dos Revendedores de Agrotóxicos do Sudoeste da Bahia (Aras) e a Associação Revendedores de Insumos Agrícolas (Areia), de Silvanópolis/TO.