Segunda, 22 Agosto 2022 01:58

Portas Abertas, tradicional ação do DNCL, retoma com força total

DNCL Portas Abertas em Roda Velha DNCL Portas Abertas em Roda Velha Crédito: Divulgação Roda Velha

Após dois anos sem a promoção do tradicional Portas Abertas, principal ação do Dia Nacional do Campo Limpo (DNCL), em função da pandemia, as unidades de recebimento de embalagens vazias de defensivos agrícolas, gerenciadas pela Associação do Comércio de Insumos Agrícolas (Aciagri), abriram suas portas para receber a comunidade e celebrar as conquistas de todos os elos da cadeia agrícola: agricultores, indústria, revendedores e poder público.

A unidade de Rosário, responsável pelo recebimento anual de 900 toneladas do material, saiu na frente com a promoção do Portas Abertas na terça-feira (16), seguido de Barreiras, na quinta-feira (18) e Roda Velha (19). Por ano, as unidades são responsáveis pela logística reversa de quase três mil toneladas de embalagens vazias e sobras pós-consumo de defensivos agrícolas.

Nesta edição, além do Portas Abertas, as unidades estão envolvidas com outras ações: DNCL Solenidade, DNCL Escola, DNCL Universitário, DNCL Ação com Agricultor, com destaque ao DNCL Sustentabilidade, que mobilizará a comunidade e os elos da cadeia agrícola para a arrecadação e plantio de mudas de árvores.

Segundo o supervisor administrativo de Roda Velha, Danilo Porfírio, a unidade fará, até o mês de dezembro, em parceria com a J&H Sementes e o Parque Vida Cerrado, o plantio de 65 mudas nativas do cerrado brasileiro. “O plantio de mudas nativas já é uma realidade em nossa unidade de recebimento, que anualmente, promove a ação no município de São Desidério. Agora, com o DNCL Sustentabilidade e a ajuda dos parceiros, queremos expandir esse número”, destacou Danilo.

Sobre a Aciagri

Associada à Federação Nacional das Associações de Centrais e Afins (Fenace), a Aciagri representa mais de 50 canais de distribuição e cooperativas agrícolas e gerencia três centrais Sistema Campo Limpo na região: Barreiras - maior do país em volume de recebimento; Roda Velha e Rosário - considerada a terceira maior do nordeste do país, além de outros três postos de recolhimento: Panambi, Coaceral e Campo Grande, contabilizando anualmente, quase 3 mil toneladas de embalagens vazias retiradas do meio ambiente.

Dia Nacional do Campo Limpo

Instituído no calendário brasileiro em 18 de agosto, por meio da Lei Federal 11.657 de 16 de abril de 2008, o DNCL já acumula a participação de mais de um milhão de pessoas de todo o país. A celebração é realizada pelas unidades de recebimento de embalagens vazias, em parceria com o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV) e apoio de todos os outros elos da cadeia produtiva.

Assim como em 2020, as celebrações de 2021 do DNCL foram virtuais e incluíram a ação solidária de aquisição de cestas básicas de supermercados locais, fomentando a economia dos municípios.