Notícias

Quinta, 22 Setembro 2022 01:42

Hospital da Gente, especializado no tratamento oncológico é lançado em Barreiras; Aciagri está entre as entidades apoiadoras

Hospital da Gente, especializado no tratamento oncológico é lançado em Barreiras; Aciagri está entre as entidades apoiadoras Crédito: Divulgação

O Hospital da Gente está previsto para ser entregue em um prazo de cinco anos e depende da arrecadação de recursos para a sua construção e estruturação

A jornada de um tratamento para o câncer é desafiadora desde o diagnóstico. O impacto negativo da notícia, a reorganização do dia a dia para conciliar a rotina de hospital com trabalho ou estudos, os efeitos adversos do tratamento, a instabilidade emocional. Uma verdadeira ‘reviravolta' da vida, que somente quem está passando ou já passou por tratamento pode ter noção da dimensão. Principalmente quando o paciente precisa se deslocar para outra cidade ou estado por não haver hospitais especializados no local onde reside. 

Atualmente mais de 500 pacientes de Barreiras, Oeste da Bahia, são encaminhados para tratamento fora do domicílio, que é feito em Salvador, tendo que percorrer mais de 900 km para receberem o devido atendimento especializado. Isso porque, em todo o Oeste da Bahia, além da UNACON que funcionam em anexo ao Hospital do Oeste, ainda não há um instituto de Oncologia que possa atender esses pacientes que necessitam desse tipo de tratamento. Nesse contexto, muitos pacientes com câncer em toda a região enfrentam verdadeiras batalhas para conseguir o tratamento que lhes é de direito. 

Diante desses desafios, O Instituto do Câncer do Oeste da Bahia – ICOB, criado em 10 de outubro de 2019, a partir da organização da sociedade civil sem fins lucrativos e com o objetivo de levar mais conforto e qualidade de vida aos pacientes e familiares, principalmente à população de baixa renda, propõe a construção do primeiro Hospital de Oncologia do Oeste da Bahia. 

De acordo com a presidente do Instituto e da Comissão de Projetos Comunitários do Rotary Club de Barreiras, Marizete Zution, a ideia do instituto surgiu dentro do Rotary Club em 2014 através de uma demanda que surgiu a partir da necessidade dos pacientes da região precisarem se dirigir a Salvador para fazer a quimioterapia e em seguida ter que viajar por mais de 15 horas dentro de um ônibus para chegar em suas cidades. 

“Além da distância da família, o problema da dificuldade do próprio tratamento por ser uma doença que aflige tantas pessoas, que deixam as pessoas tão sensibilizadas e além disso você estar longe da sua família e das pessoas que podem te dar um pouquinho de atenção”, destacou Marizete.

Desse modo, o   lançamento do 1° Hospital do Câncer da Região, realizado na noite dessa terça-feira (20) no Centro Cultural Rivelino de Carvalho em Barreiras, contou com a presença de vários convidados e colaboradores que puderam conhecer toda a equipe idealizadora desse projeto tão importante para a região Oeste da Bahia. Além da Presidente Marizete Zution, integraram a equipe, a médica mastologista e conselheira do ICOB, Alba Dias, a arquiteta Thalita Lellice e Adilson Campos que compõe o conselho fiscal.

De acordo com a arquiteta Thalita Lellice, o projeto arquitetônico foi elaborado por uma consultoria especializada na construção hospitalar. O Hospital contará com 15 consultórios,12 boxes de coleta, 10 boxes de infusão, 20 boxes de quimioterapia, 10 leitos de internação de curta e média permanência, 2 salas de procedimentos cirúrgicos, 12 salas de exames, 2 salas de endoscopia e 1 auditório. 

“Inicialmente a área construída será de 12 mil metros quadrados, porém nós não vamos entrar em funcionamento com esses 12 mil. Nós já estamos prevendo uma futura ampliação, vamos construir a casta e com o tempo vamos expandindo até chegar em 15 anos a 20 mil metros quadrados”, informa Thalita.

A primeira etapa da unidade está prevista para ser entregue no prazo de cinco anos, a depender dos recursos arrecadados para construção e estruturação. “Esse projeto reflete a vontade de todos nós. Quantos de nós convivemos com pessoas que estão fazendo tratamento oncológico e mesmo com a ampliação do HO, essas pessoas continuam fazendo tratamento fora do domicílio. Essa necessidade do Hospital Oncológico é uma necessidade de todas as famílias do Oeste da Bahia. O Hospital da Gente, como foi nomeado, é um hospital genuinamente oestino. Esse hospital será construído pelo povo do Oeste e para o povo do Oeste”, destacou a médica mastologista e conselheira do ICOB, Alba Dias.

A ação também conta com apoio de entidades como Rotary Club, OAB, ACIAGRI, AIBA, ABAPA e CDL. Um dos principais objetivos do ICOB é futuramente atender 1,25 milhões de pessoas com a construção de um hospital que vai abranger a região Oeste da Bahia. O público alvo será, principalmente, pessoas de baixa renda cadastradas do SUS, planos de saúde e serviço particular, sendo que os dois últimos devem servir como forma de viabilizar financeiramente o funcionamento do Instituto.

O Hospital da Gente será construído em uma área ao lado do Hospital do Oeste, que foi doada pela prefeitura através da Lei n° 1.501 de 15 de Março de 2022, em projeto aprovado pela Câmara Municipal de Barreiras e sancionado pelo Prefeito Zito Barbosa. Para arrecadar fundos para a construção do hospital, a equipe ICOB está realizando uma rifa solidária de uma moto Honda CG 160, com bilhetes no valor de 15 reais. O sorteio será no dia 17 de dezembro.

 

Fonte: FalaBarreiras

 

Imagem aciagri
A ACIAGRI tem como objetivo agregar as revendas de insumos agrícolas do oeste da Bahia e fortalecer este setor como um negócio forte, unido, numa região onde o agronegócio é a mola mestra do impulso econômico, tecnológico, social desta região.

Horário de atendimento

Segunda à Sexta: 08:00 às 18:00
Sábado e Domingo: Fechado

Rua Glauber Rocha, nº 654 – Jardim Paraíso
Luís Eduardo Magalhães/BA - CEP 47855-678

selo aciagri