Notícias

Terça, 02 Junho 2015 20:06

Centrais se preparam para o Dia Nacional do Campo Limpo

O Dia Nacional do Campo Limpo (DNCL) chega a sua décima primeira edição. Comemorado desde 2004, a data já reuniu mais de 1 milhão pessoas de todo o Brasil para compartilhar os resultados do Sistema Campo Limpo (logística reversa de embalagens vazias de agrotóxicos) que é referência no País e no mundo. A iniciativa une os envolvidos no Sistema, o inpEV – instituto que representa a indústria fabricante de defensivos agrícolas na destinação desse material –, agricultores, distribuidores, escolas, autoridades e a comunidade para divulgar a conservação ambiental no campo.

No oeste baiano, as centrais Campo Limpo gerenciadas pela Aciagri (Associação do Comércio de Insumos Agrícolas) já estão no clima do evento, sendo que as atividades terão início na data oficial, 18 de agosto. Na edição passada, as três centrais (Rosário, Roda Velha e Barreiras) envolveram mais de 1.200 pessoas, somente no tradicional Portas Abertas, quando as centrais recebem a comunidade e compartilham o trabalho desenvolvido.  Além disso, outras quatro atividades relacionadas à conservação do meio ambiente foram desenvolvidas: o DNCL da Escola com o foco nas crianças do Ensino Fundamental reunindo mais de 900 alunos de todo o oeste baiano; o DNCL Universitário, voltado para estudantes de ensino médio e universitários, o Dia de Campo para adultos e a Ação Comunitária, que estimula o envolvimento da comunidade em iniciativas pela conservação ambiental. Em 2014, o destaque foi para a campanha de recolhimento de resíduos sólidos na nascente do Rio de Ondas, promovido pela Central Campo Limpo de Barreiras com os alunos da comunidade rural de Novo Paraná em Luís Eduardo Magalhães.

NOVIDADES
Nesta edição, a novidade do DNCL fica por conta dos materiais de apoio do Programa de Educação Ambiental (PEA) também promovido pelo Sistema Campo Limpo, com o objetivo de apoiar as instituições de ensino na complementação de conteúdos curriculares por meio de temas relacionados ao meio ambiente e alinhados às recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN).

Anualmente são distribuídos kits pedagógicos compostos por caderno do professor, pôsteres temáticos e outros materiais de apoio em salas de aula, especialmente desenvolvidos para aplicação aos alunos do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental. Ao final, os alunos envolvidos no PEA podem participar de concursos de desenho (4º ano) e redação (5º ano), com base no conteúdo dos kits educativos e com tema estabelecido em regulamento. O primeiro colocado de cada unidade de recebimento (etapa local) participará da etapa nacional dos concursos, em São Paulo, que reconhecerá os três melhores trabalhos de desenho e de redação do Brasil, além de suas respectivas escolas e professores. Somente as escolas cadastradas pelas centrais de recebimento do Sistema Campo Limpo poderão receber kits educativos e participar do concurso.

DNCL
O Dia Nacional do Campo Limpo foi instituído no calendário brasileiro em 18 de agosto, por meio da Lei Federal 11.657 de 16 de abril de 2008. A celebração da data é realizada pelas centrais de recebimento de embalagens vazias, com apoio do inpEV, seus associados fabricantes de defensivos agrícolas, entidades representativas do setor  (Abag, Aenda, Andav, Andef,  Aprosoja, CNA, OCB e Sindag), organizações públicas (governo municipal e estadual) e privadas, além de outros apoiadores locais.

Imagem aciagri
A ACIAGRI tem como objetivo agregar as revendas de insumos agrícolas do oeste da Bahia e fortalecer este setor como um negócio forte, unido, numa região onde o agronegócio é a mola mestra do impulso econômico, tecnológico, social desta região.

Horário de atendimento

Segunda à Sexta: 08:00 às 18:00
Sábado e Domingo: Fechado

Rua Glauber Rocha, nº 654 – Jardim Paraíso
Luís Eduardo Magalhães/BA - CEP 47855-678

selo aciagri