
Desde o último sábado (17), a Central Campo Limpo de Barreiras - gerenciada pela Associação do Comércio de Insumos Agrícolas (Aciagri), que integra o Sistema Campo Limpo (destinação ambientalmente correta de embalagens vazias de defensivos agrícolas), opera com um sistema hidráulico de combate a incêndio completo, ocasião em que ocorreu a entrega técnica do Sistema e a capacitação de toda a equipe de trabalho.
Segundo a gerente da unidade, Ana Mércia Brandi, o sistema, utilizado de acordo com os códigos de segurança contra incêndio, é apenas um dos investimentos que a central recebeu neste início de ano. “Além da rede de hidrantes, que garantirá a integralidade física das pessoas e o patrimônio, em casos de sinistros, também foram instalados sistema de detectores de fumaça e o Sistema de Proteção de Descargas Atmosféricas (SPDA)”, ressaltou.
O SPDA, popularmente chamado de para-raios, uma medida preventiva exigida pelo Corpo de Bombeiros, a qual tem como objetivo evitar ou minimizar o impacto dos efeitos das descargas atmosféricas, que podem ocasionar incêndios, explosões, danos materiais e, até mesmo, risco à vida de pessoas e animais, atende também a uma normativa do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA), na emissão de laudos de inspeção.
Além de Barreiras, as centrais de Roda Velha e Rosário deverão finalizar em breve, as obras de adequações às normas e exigências, fundamentais para a segurança do ambiente e maior eficiência em caso de emergência na fase inicial e no combate ao incêndio.